quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Ilha de Chade ( republic tchad)

"O Chade é um país africano, limitado a norte pela Líbia, a leste pelo Sudão, a sul pela República Centro-Africana, Chade é um lugar ainda por descobrir."
Passaporte e visto, geralmente válido para 90 dias, passagem de saída ou carta convite, a vacina contra a febre amarela. Aconselhamos viajar com certidão internacional de vacinação.A capital do país encontra-se no sul do Lago Chade. Durante a guerra civil, a cidade sofreu importantes destroços. Os dias da reconstrução fizeram a cidade recobrar sua reputação como uma das cidades mais amenas do Sahel. A população e a cidade é muito acolhedora, especialmente ativa e barulhenta é o bairro africano com o Grande Mercado.

Vida Noturna

Das 10 maiores cidades da Àfrica Central, N'Djamena é a mais segura. Uma viagem iniciada em N'Djamena, o Chade sul e a área do Lago Chade, é interessante para fazer uma visita curta, a vida noturna contagiante conta com muitos bares e boates com música ao vivo.

Transporte

As linhas aéreas que viajam até o Chade são Air France, Cameroum Airlines, Air Afrique e a Air Chade oferece vôos que ligam a capital com Moundou, Sarth e Abéché.Só existe serviço de ônibus entre a capital e Sarth no sul e Mao ao norte.Os caminhões e os veículos de terreno são a forma principal de transporte público. Na capital há serviço de táxi.

Gastronomia

Recomendamos a parca, as brochetas de carne de vitela acompanhadas de um prato de arroz e a carne de cordeiro.A zona do Grande Mercado é um dos melhores lugares para encontrar comida econômica.

Dinheiro

A moeda oficial é o Franco Centro-africano, que equivale a 100 centavos.É necessário preencher uma declaração de moeda na entrada do país. Pode-se trocar nos bancos, aeroportos e hotéis. Os cartões de crédito não são muito usados, apenas alguns hotéis aceitam.

Compras

O artesanato típico de Chade está em tapetes de lã e tecidos de um formoso colorido. Também trabalham-se o artesanato em metais preciosos como o ouro ou a prata e objetos de couro como bolsas e sandálias sem esquecer a cerâmica. Entre os lugares mais solicitados encontra-se o Mercado Central, a Missão Católica e as lojas da popular Avenida Charles de Gaulle na capital do Chade.

Ilha de Sal

N'Djamena é a capital e a maior cidade do Chade. Localiza-se nas margens do rio Chari.Foi fundada em 1900 pelos franceses, sendo conhecida pelo nome de Fort-Lamy até 1973.
Antes da guerra civil era uma das mais lindas cidades do Sahel.A cidade é dividida em duas seções: a européia ou administrativa e a maior, mais palpitante, seção africana. Alguns locais de interesse para a visitação dos turistas são a mostra remanescente do Musée National e o enorme Grande Marché. Há também um interessante Hipódromo onde se pode assistir a corridas de cavalos nos finais de semana e razoáveis campos de golfe (há um com cerca de 4 Km no lado leste da cidade).

MOUNDOU

É uma agradável cidade com um ambiente muito tranquilo. Encontra-se ao sudoeste do país. É a terceira maior cidade do Chade.

SARH

Foi uma e outras vezes invadida pelos árabes desde o norte em procura de escravos. Sarh é a segunda maior cidade do país e a capital da região das plantações de algodão. O Museu Nacional está muito perto da Missão Católica; é pequeno mas bastante interessante. Permanece aberto das 7 às 14 horas, de segunda-feira a sábado. Também perto do museu encontra-se o excelente Mercado do Artesanato.

Clima

Clima continental cujas temperaturas variam dependendo da zona: frio de dezembro a fevereiro, sobretudo pelas noites e muito calor durante o dia de março a maio. As chuvas chegam, no sul, de junho a setembro diminuindo em intensidade na medida que aproxima-se do norte.

Idioma

Os idiomas oficiais são o francês e o árabe. Também fala-se o sara, mbaye, mbum e massa.

Eletricidade

A corrente elétrica é de 220/380 volts a 50 Hz.


Bandeira de Chade :


Continuação dos Estilos de Dança

  • Chachachá: Na dança de salão é popularmente chamado por cha-cha. Inspirado no som dos pés dos dançarinos ao arrastá-los pelo chão, esse estilo acabou tornando-se independente, com características próprias de música e dança. Popularizou-se no mundo com as formações das Big Bands, onde havia claro predomínio de instrumentos de sopro. O chachachá nasceu originalmente em Havana nos anos 40.
    O Cha Cha Cha é uma derivações de duas danças latino-americanas, Danzonette (Porto Rico) e o Danzon (Cuba). Recebe influências do ancestral Chonque, que é a base da Rumba e do Cha cha cha ou seja, uma mistura de ritmos Africano com a guitarra espanhola.

  • Dança Contemporânea:  Dança contemporânea é o nome dado para uma determinada forma de dança de concerto do século XX.   
  •  Flamenco:O flamenco é um estilo musical e um tipo de dança fortemente influenciado pela cultura cigana, mas que tem raízes mais profundas na cultura musical mourisca, influência de árabes e judeus. A cultura do flamenco é associada principalmente a Andaluzia na Espanha, e tornou-se um dos ícones da música espanhola e até mesmo da cultura espanhola em geral. O "novo flamenco" é uma variação recente do flamenco que sofreu influências da música moderna, como a rumba, a Salsa, o pop, o rock e o jazz .Originalmente, o flamenco consistia apenas de canto (cante) sem acompanhamento. Depois começou a ser acompanhado por guitarra (toque), palmas, sapateado e dança (baile). O “toque” e o “baile” podem também ser utilizados sem o “cante”, embora o canto permaneça no coração da tradição do flamenco. Mais recentemente outros instrumentos como o “cájon” (uma caixa de madeira usada como percussão) e as castanholas foram também introduzidos.       
  • Funk :O Funk é um estilo bem característico da música negra norte-americana, desenvolvido a partir de meados dos anos 1960 por artistas como James Brown e por seus músicos, especialmente Maceo Parker e Melvin Parker, a partir de uma mistura de soul music, soul jazz e R&B.






  • Hip Hop : O hip hop é um movimento cultural iniciado no final da década de 1960 nos Estados Unidos como forma de reacção aos conflitos sociais e à violência sofrida pelas classes menos favorecidas da sociedade urbana. É uma espécie de cultura das ruas, um movimento de reivindicação de espaço e voz das periferias, traduzido nas letras questionadoras e agressivas, no ritmo forte e intenso e nas imagens grafitadas pelos muros das cidades.O hip hop como movimento cultural é composto por quatro manifestações artísticas principais: MCing que é a manifestação do mestre de cerimónias, que anima a festa com suas rimas improvisadas, a instrumentação dos DJs, a dança do breakdance e a pintura do grafite.




  •  
      


      Surgimento da Dança

      A dança é uma das três principais artes cénicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre). Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciado é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela. A dança pode existir como manifestação artística ou como forma de divertimento e/ou cerimónia. Como arte, a dança se expressa através dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público, que ao longo do tempo foi se desvinculado das particularidades do teatro. Actualmente, a dança manifesta-se nas ruas em eventos como "Dança em Trânsito", sob a forma de vídeo, no chamado "vídeodança", e em qualquer outro ambiente em que for contextualizado o propósito artístico.O surgimento das danças em grupo aconteceu através dos rituais religiosos, onde as pessoas faziam agradecimentos ou pediam aos deuses o sol e a chuva. Os primeiros registos dessas danças mostram que as mesmas surgiram no Egito, há dois mil anos antes de Cristo.Mais tarde, já perdendo o costume religioso, as danças apareceram na Grécia, em virtude das comemorações aos jogos olímpicos. O Japão preservou o carácter religioso das danças, onde as mesmas são feitas até hoje, nas cerimónias dos tempos primitivos. Em Roma, as danças se voltaram para as formas sensuais, em homenagem ao deus Baco (deus do vinho), onde dançava-se em festas e bacanais.

      Estilos
      • Balé: Balé, ballet ou balê, é o nome dado a um estilo de dança e a sua performance. O termo deriva do italiano ballare que significa bailar. Os princípios básicos do balé são: postura ereta; uso do en dehors (rotação externa dos membros inferiores); verticalidade corporal; e simetria








      • Break Dance : Breakdance (também conhecido como breaking ou b-boying em alguns lugares) é um estilo de dança de rua, parte da cultura do Hip-Hop criada por afro-americanos e latinos na década de 1970 em Nova Iorque, Estados Unidos. Normalmente é dançada ao som do Hip-Hop ou de Electro. O breakdancer, breaker, B-boy, ou B-girl é o nome dado a pessoa dedicada ao breakdance e que pratica o mesmo. Inicialmente, o breakdance era utilizado como manifestação popular e alternativa de jovens para não entrar em gangues de rua, que tomavam Nova Iorque em meados da década de 1970. Actualmente, o brakdance é utilizado como meio de recreação ou competição no mundo inteiro. 

      • Capoeira: A capoeira é uma expressão cultural Afro-brasileira que mistura luta, dança, cultura popular, música. Desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos, elementos ginástico-acrobáticos, e golpes desferidos com bastões e facões, estes últimos provenientes do Maculelê. Uma característica que a distingue da maioria das outras artes marciais é o fato de ser acompanhada por música.A palavra capoeira tem alguns significados, um dos quais refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. Foi sugerido que a capoeira obtivesse o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata. Também, a palavra Tupi-Guarani "capuera" significava "Mata destruída pela mão de homem e renascida, não virgem" 



      Marchinha

      A marcha que marcou época em nosso País foi a Marcha “O Abre Alas” composta por Chiquinha Gonzaga para o Rancho Carnavalesco Rosa de Ouro em 1899, inspirada pelo ritmo marchado utilizado pelos negros quando desfilavam se requebrando pelas ruas.
      Um dos ritmos colaboradores para as danças de pares enlaçados foi o One Step, criado nos Estados Unidos no final do século XIX e ínicio do século XX, que logo a seguir veio influenciar as danças de salão brasileiras.
      No Rio Grande so sul a Marcha tem maior aceitação nos lugares onde predomina a colonização alemã.
      * FORMA DE DANÇAR:
      No exemplo ao lado mostramos um deslocamento onde o peão anda para frente e a prenda se desloca para trás, mas os passos de marcha podem ser executados em qualquer direção, desde que se obedeça 1 passo para cada tempo da música. Esta mesma dinâmica serve para o Chamamé e Contrapasso.

      sexta-feira, 22 de outubro de 2010

      Forró

      Desde a origem do seu nome, o forró já gera controvérsia: alguns creditam o nome à um anglicismo proveniente da pronúncia do termo "for all”, que em inglês significa “para todos”, e é como eram chamados os bailes promovidos aos engenheiros ingleses e aos soldados americanos nos fins de semana, no início do século, e que tinham entrada liberada for all, principalmente nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas.
      O que podemos afirmar é que este ritmo que nasceu no nordeste brasileiro, originado de influências africanas e européias, encanta pessoas de todas as idades e classes sociais, não só no Brasil, mas em todos os lugares do mundo.

      No início, o Forró sofreu com o preconceito, por se tratar de um gênero de massas. Com o tempo, foi conquistando o público e saindo das periferias das cidades nordestinas e estabelecendo-se como ritmo predominante também nos bairros nobres das capitais.
      São muitas as variações derivadas do forró original. A príncipio, conta-se que nasceu o baião. A falta de registros impede uma cronologia mais acertada, mas acredita-se que tenha sido em meados do século XIX.

      Dele surgiram os ritmos distintos entre si: o xote, o xaxado, o coco, o vanerão e as quadrilhas juninas. Hoje em dia, é fácil identificar outras variações, tais como o forró malícia (com suas letras picantes ou com duplo sentido), o lambaforró e o oxentemusic. Estas últimas surgiram com influência da Lambada, e incorporaram ao forró um pouco do ritmo e passos da dança. Também elementos como guitarra elétrica, bateria e teclados (no lugar da sanfona) fazem parte destas vertentes mais modernas.

      o Xote

      O xote é uma cadência musical que tem como ancestral uma dança de salão portuguesa. Este ritmo nasce, porém, na Alemanha, originalmente intitulado Schottisch, termo alemão que traduzido tem o sentido de ‘escocesa’, embora não guarde nenhuma relação com a Escócia. Ao criarem esta expressão, os alemães se referiam à polca escocesa, da maneira como era vista por este povo.Atualmente este ritmo se tornou mais adaptável e é, assim, localizado tanto nos forrós que grassam no Nordeste brasileiro, quanto na região Sul, constituindo o xote gaúcho. Ele também se encontra mesclado a outros ritmos da América Latina, como a salsa, a rumba e o mambo, e é uma das cadências mais executadas e dançadas no Brasil.

      * FORMA DE DANÇAR:
      A dança do Xote nos possibilita algumas variações, além da forma enlaçada, encontramos os pares dando-se as mãos e executando figuras como é chamado o chote figurado.

      sexta-feira, 1 de outubro de 2010

      Vanerão






      O vanerão é um dos ritmos mais tradicionais da música regionalista-tradicionla gaúcha sul-brasileira. Tem a sua origem na vanera, um ritmo musical mais lento, mais marcado, originário na habanera, ritmo cubano de danças e canções, cujo nome está relacionado à capital de Cuba, La Habana. Popularizada no século XIX, a vanera foi muito utilizada por compositores espanhóis e franceses. No Rio Grande do Sul esse ritmo adotou nomenclaturas diversas, como vanerinha, vanerão ou limpa-banco. Para dançar o vanerão há duas maneiras: com a marcação dois por dois ou dois por um.De ritmo um pouco mais acelerado que a vaneira, o vaneirão também é muito praticado nos bailes gauchescos.

        * FORMA DE DANÇAR:
      Os movimentos que demonstraremos a seguir servem tanto para a Vaneira, Vaneirinha e Vaneirão, mudando apenas o seu andamento. Semelhante ao passo de Polca, os passos da Vaneira devem ser executados em quatro movimentos para cada lado, o conhecido dois pra lá e dois pra cá.